Captura de Ecrã (215)

Googlar ajuda a pensar melhor?

“Com o aparecimento dos motores de busca online, estamos a reorganizar a maneira como nos lembramos das coisas”, sustenta a psicóloga Betty Sparrow. “Os nossos cérebros dependem da Internet para obter memória, da mesma forma que dependem da memória de um amigo, um familiar ou colega de trabalho. Lembramo-nos menos das informações em si, do que  do local onde as informações podem ser encontradas. ”

A pesquisa de Sparrow revela que esquecemos coisas que temos certeza de que podemos encontrar na Internet. É mais provável que nos lembremos de coisas que achamos que não estão disponíveis online. E somos mais capazes de nos lembrar onde encontrar algo na Internet, do que lembrar as informações em si. Acredita-se que esta seja a primeira pesquisa desse tipo sobre o impacto dos mecanismos de pesquisa na organização da memória humana.

No artigo de Sparrow publicado na revista Science, com o nome de “Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Have Information on Our Fingertips”,  Sparrow explica que a Internet se tornou uma forma primária do que os psicólogos chamam de memória transativa – lembranças que são externas a nós, mas que sabemos quando e como aceder”.

Comments are closed.