tricoder do google

Análises instantâneas em casa para a Covid-19, mudam a pandemia

Na série de ficção científica Star Trek, o aparelho Tricoder tinha a capacidade de fazer diagnósticos instantâneos de qualquer doença.

Imaginemos no cenário atual de Covid 19 em que, por enquanto, não temos nem uma vacina, nem um tratamento eficaz, que conseguíamos ter um teste químico sem necessidade de recorrer a laboratórios e com custos baixos;

Algo que pudéssemos espalhar em massa pela população ou pelas empresas e que através da saliva ou gotas de sangue em contacto com gotas ou fitas, como os testes das piscinas, nos permitisse verificar a presença do vírus da Covid 19.

Efetuando com uma regularidade semanal ou até diária os testes poderíamos retomar a vida normal.

Qualquer pessoa perante um teste positivo teria naturalmente que entrar em contacto com o Sistema de Saúde e ficar em isolamento, mas os problemas que temos hoje, que obrigam ao ao distanciamento social, à utilização de máscaras e ao confinamento, decorrem essencialmente da incapacidade de sabermos quem pode transmitir.

E se déssemos o salto para outras doenças? Por exemplo em África onde há muita escassez de meios, se conseguíssemos detetar precocemente doenças infecciosas seria possível agir muito mais cedo e resolver-se-ia uma das maiores dificuldades de várias sociedades;

As dificuldades para que tal aconteça prendem-se essencialmente com a necessidade de se fazerem culturas dos agentes infecciosos ou de se utilizarem reações químicas que normalmente são processos demorados. Mas os avanços na deteção de marcadores avançados que podem estar por detrás de muitas dessas doenças pode, no futuro, vir a fazer do Tricoder, uma realidade.

Para já, a aposta na deteção mais precoce e com fiabilidade da Covid 19 apresenta progresso. Alguns testes ainda experimentais conseguem fazer a identificação em apenas 20 minutos.

Comments are closed.