imagem rim

Algoritmo bloqueia transplantes a negros

Os negros nos Estados Unidos têm mais doenças crónicas que os brancos e têm menos acesso aos cuidados de saúde. Isto leva a que os resultados de saúde dos negros seja inferior, em média, ao dos brancos e a avaliação de risco dos médicos no momento de um transplante é condicionada por isso.

O problema é que os algoritmos de inteligência artificial usam os dados das decisões anteriores (tomadas por médicos), para avaliar critérios e escolher rapidamente quem deve ser transplantado. Um estudo que envolveu 57.000 pacientes demonstrou que os critérios do algoritmo prejudicam significativamente os negros. Como já se referiu, a causa resulta do enviesamento dos critérios usados pelos médicos, mas o sistema demonstra que os algoritmos podem mostrar comportamentos tendenciosos se aprenderem a partir de dados de qualidade duvidosa.

No entanto se forem introduzidos alguns processos de controle e auditoria dos dados e critérios, os algoritmos podem fazer um trabalho muito mais rigoroso e correto do que os humanos.

Crédito Imagem – James Cavallini/Science Source

www.wired.com

Comments are closed.