Captura de Ecrã (77)

Netflix entra na produção nacional

Cinco anos depois de chegar a Portugal, a Netflix começa a entrar na produção nacional. Anunciou agora o início da produção da primeira série portuguesa feita com atores lusos. Trata-se de “Glória”, um original escrito por Pedro Lopes, autor de várias séries e novelas de sucesso, como “Laços de Sangue”, que chegou a ganhar um Emmy para Melhor Telenovela, e realizado por Tiago Guedes.

Ao mesmo tempo, A Netflix fez uma parceria com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) para um concurso de apoio à escrita e desenvolvimento de argumento. Ao todo, foram admitidos 1.198 projetos e, entre esses, 10 foram escolhidos para a atribuição de 25 mil euros aos cinco melhores e seis mil aos restantes. O júri premiou “Finisterra” (ficção), de Guilherme Branquinho e Leone Niel,  e “This is Not a Kanga” (documentário), de João Nuno Pinto, Fernanda Polacow e Bruno Morais Cabral, entre outros.

Neste concurso Netflix | ICA, a presença dos projetos no catálogo da gigante de streaming não era uma garantia mas fica, naturalmente, a esperança de que esta seja uma nova fase que incentive a essa aposta. A Netflix tem trabalhado com vários países europeus com excelentes resultados. Com um estilo bem definido, a Netflix tem dado oportunidade a muitos realizadores europeus para se afirmarem no mercado internacional.

Crédito da foto: Gerador

www.gerador.eu

Comments are closed.