hydrogen-740x470

Hidrogénio em pó: uma revolução para o armazenamento energético?

O sector energético é, na atualidade, o mais dinâmico e o que promete resultados avassaladores. Com a crise ambiental e a dependência de países exportadores de energia com grande instabilidade política e social, a política e o sistema financeiro abriram as portas para a ciência procurar novos caminhos. Todos os dias surgem novidades esperançosas.

A nova descoberta vem do mundo “fóssil” e serve para transportar e armazenar hidrogénio com facilidade e segurança. Como? Transformando-o em pó. Cientistas da Universidade Deakin, na Austrália, procuravam um método alternativo à “destilação criogénica”, um processo de alta energia usado pelas refinarias para separar o petróleo bruto em diferentes gases para uso final. E foi assim que o Instituto de Materiais de Fronteira (IFM) daquela universidade desenvolveu um método mecanoquímico de baixa energia para separar e armazenar gases.

Durante o processo, o nitreto de boro é inserido num moinho de bolas com os gases que precisam ser separados. À medida que a câmara gira a uma velocidade cada vez maior, a colisão das esferas e a parede da câmara desencadeia uma reação mecânica especial, que cria hidrogénio – e outros gases – em pó. 

Assim, o hidrogénio pode ser transportado com facilidade e segurança. Para passar de novo a gas, basta aquecer o pó sob vácuo. Por enquanto, a equipa do IFM testou o processo em pequena escala, separando dois a três litros de material. Agora esperam expandir o projeto piloto e já entraram com um pedido de patente provisória.

“Precisamos validar ainda mais esse método com a indústria para desenvolver uma aplicação prática”, disse o professor Ying Chen. “Para passar do laboratório para uma escala industrial maior, precisamos de verificar se é conveniente, mais eficiente e mais rápido do que os métodos tradicionais de separação e armazenamento de gases”.

Mais informações na revista Materials Today 

 

Crédito da foto: depositphotos.com

Comments are closed.