torre solar

Gasolina de avião produzida a partir de água, dioxido de carbono e energia solar?

Cientistas na Suíça dizem que descobriram como produzir combustível de aviação a partir de nada mais do que água, dióxido de carbono e luz solar. Magia?

Uma nova pesquisa publicada na Revista Joule explica como a equipa construiu uma torre solar (ver imagem) que controla todo o processo. A torre usa energia solar para produzir combustíveis alternativos sintéticos em vez de derivados de combustíveis fósseis. O querosene que a torre solar produz está supostamente preparado para uso normal na aviação, incluindo armazenamento e vôo – o que, dada a pegada de carbono das viagens aéreas, é uma proposta extremamente intrigante.

“Com nossa tecnologia solar, mostramos que podemos produzir querosene sintético a partir de água e CO2 em vez de derivá-lo de combustíveis fósseis”, revelou Aldo Steinfeld, coautor, em comunicado à imprensa. “A quantidade de CO2 emitida durante a combustão de querosene num motor a jato é igual à consumida durante sua produção na fábrica solar. Isso torna o combustível neutro em carbono, especialmente se usarmos o CO2 capturado diretamente do ar como ingrediente, esperançosamente no futuro muito distante.”

Encontrar melhores métodos de produção de energia nunca foi tão importante. Muitos estão sentindo o aperto dos preços do gás, e países ao redor do mundo têm lutado para atender às demandas de energia enquanto buscam a independência energética da Rússia. 

O combustível de aviação está tão intimamente ligado às mudanças climáticas quanto as redes elétricas, e uma maré alta levanta todos os barcos.

 

VIDEOS

Comments are closed.