5 embaixada russa

As ideias também são uma arma

A invasão da Ucrânia pela Rússia tem levantado um coro de protestos quase unânime por todo o mundo. As nações ocidentais têm recusado uma intervenção direta no conflito, mas os seus cidadãos têm usado a imaginação para fazer ouvir o seu protesto. Tal como a cantiga, as ideias também são uma arma.

Em Lisboa, na sequência de uma manifestação anti-guerra, um grupo de jovens usou uma carrinha para projetar a bandeira da Ucrânia na Embaixada Russa. Os diplomatas russos não gostaram da brincadeira, mas foi o suficiente para que a ideia portuguesa pudesse correr o mundo. 

Outra boa ideia veio da Albânia. Em Tirana, a capital daquele país dos Balcães, o presidente da edilidade anunciou que mudaram o nome da rua onde está sediada a Embaixada Russa para Rua Ucrânia Livre. O autarca, Erion Veliaj, salientou que com esta alteração pretende relembrar os funcionários da embaixada da Rússia de que “os russos terão que trabalhar, viver e receber a sua correspondência num endereço apelidado de rua da ‘Ucrânia Livre'”.

Crédito da foto: Lusa

Comments are closed.