Starship-2019-Mars-base-render-SpaceX-1-full-crop-c-1024x544

Space X discute com NASA plano para criar base permanente em Marte

Pela primeira vez, a SpaceX juntou-se à NASA e outras instituições norte-americanas para discutir publicamente como planeia viajar e construir a Base Alfa em Marte. Salvo por um punhado de comentários dispersos, a empresa nunca tinhado revelado detalhes do foguete totalmente reutilizável de próxima geração, que pretende usar para criar uma presença humana permanente em Marte. 

Meio século de análise principalmente teórica deixou claro que um posto avançado humano extraterrestre permanente e sustentável é impossível sem uma redução radical no custo de acesso ao espaço. Durante décadas, a NASA estudou, estudou e voltou a estudar pequenas variações de um plano que custaria centenas de biliões de dólares para enviar alguns astronautas a Marte.

A SpaceX não é a única organização a propor uma solução para este problema de longa data. No entanto, SpaceX é a primeira, dessa longa lista de concorrentes, a propor uma solução concreta e a investir recursos significativos para tornar essa visão real.

Não se conhecem os resultados desta reunião, mas de acordo com um documento apresentado anteriormente às autoridades americanas, a Space X quer que os primeiros imigrantes marcianos – lançados em voos de 10-20 pessoas ao lado de mais de 100 toneladas de carga –  cheguem a Marte com habitats pré-instalados, tanques de armazenamento e matéria-prima. A carga inicial terá como foco a produção de energia, água e propelente, bem como abrigos, proteção contra radiação e a construção de plataformas de pouso. Provavelmente, os primeiros residentes farão dos foguetões as suas casas, aproveitando um volume pressurizado de 1100m³, já equipado para manter dezenas de pessoas vivas e saudáveis durante vários meses.

Crédito da foto: Space X

Comments are closed.