diamon rain

Chovem diamantes em Urano e Neptuno

Novidade para os amantes dos saldos: há diamantes grátis a cair dos céus de Urano e Netuno. É só ir lá buscar. À primeira vista, Urano e Neptuno são apenas bolas sem graça e chatas, pejadas de  moléculas desinteressantes. Mas… e nestas coisas há sempre um mas…  escondido sob as camadas externas desses mundos, pode haver algo espetacular: uma chuva constante de diamantes. “Diamonds are girls best friends”?

Os planetas mais externos do sistema solar, Urano e Neptuno, são conhecidos por “gigantes de gelo” e normalmente ficam na sombra dos planetas gasosos mais vistosos como Júpiter e Saturno. Mas nas profundezas dos topos das nuvens verdes ou azuis de Urano e Neptuno, há muita água, amónia e metano. Estes “gigantes de gelo” provavelmente têm núcleos rochosos cercados por elementos que deverão ser comprimidos em estados quânticos exóticos. Esta estranheza quântica transforma-se numa “sopa” superpressurizada que diminui à medida que nos aproximamos da superfície.

Mas, verdade seja dita, não sabemos muito sobre o interior dos “gigantes do gelo”. Para tentar entender o que há dentro destes planetas, astrónomos e cientistas planetários trabalharam os dados escassos e combinaram com simulações em laboratório que tentam replicar as condições do interior desses planetas. E depois há sempre a  boa e velha matemática para nos safar de trabalhos impossíveis. Foi assim, em laboratório, que chegaram à conclusão que havia chuva de diamantes, Agora só falta chegar lá antes que os saldos acabem.

Crédito da ilustração: Greg Stewart/SLAC National Accelerator Laboratory

Comments are closed.