earths-black-box

Uma caixa preta para “narrar a queda da humanidade”

A Terra terá uma caixa preta para narrar “a queda da humanidade”. Se o mundo chegar ao fim (alterações climáticas), as gerações futuras terão acesso a um cofre contendo amostras de sementes de coleções de culturas de todo o mundo; uma Arca de Noé congelada com ADN animal para trazer as espécies de volta da extinção; e, se tudo der certo, uma caixa preta para registar como tudo aconteceu.

Uma empresa australiana de marketing, Clemenger BBDO, e a Universidade da Tasmânia, estão a criar a Earth’s Black Box.  A ideia é responsabilizar o mundo pelo futuro da Terra, criando um dispositivo que regista e armazena dados sobre a forma como lidamos com a crise climática. “Se o pior acontecer e, como civilização, desabarmos como resultado das alterações climáticas, essa caixa indestrutível estará lá para registar todos os detalhes disso”, disse Jim Curtis, diretor executivo da Clemenger BBDO.

A caixa terá uma caixa de aço de três polegadas de espessura e será coberta com painéis solares, que fornecerão energia para os componentes eletrónicos internos, computadores e unidades de armazenamento instalados para recolher dados sobre as mudanças climáticas. Um algoritmo rastreará regularmente a Internet em busca desses dados com base em 500 métricas diferentes, incluindo: níveis atmosféricos de CO2, mudanças de temperatura na terra e nos oceanos, flutuações populacionais, consumo de energia e mudanças de políticas que podem impactar o meio ambiente.

Crédito Foto: Earth’s Black Box

Comments are closed.