nasa print

Estão a chegar as fábricas no espaço

Há muito que se fazem experiências no espaço, nomeadamente na Estação Espacial, em condições de microgravidade, que tornam possíveis certos modelos difíceis ou mesmo impossíveis de concretizar na Terra. Mas estes esforços são normalmente apenas experimentais, numa otica da ciência, com vista a produzir conhecimento e não tanto à exploração comercial. Porém, está a começar uma abordagem nova. A criação no espaço de laboratórios dedicados à fabricação de novos produtos está a prestes a sair do papel. 

A Varda Space Industries, empresa da Califórnia fundada por algumas pessoas com muita experiência na indústria espacial, irá lançar em 2023, através da Space X, o primeiro módulo da sua fábrica espacial e os restantes dois, que completam esta primeira fábrica, até 2024. Segundo o seu presidente, Delian Asparouhov, as fábricas espaciais irão produzir produtos de elevado valor, como cabos de fibra ótica com caraterísticas de transmissão muitos melhores que os produzidos na Terra, produtos farmacêuticos cujas reações químicas e processos de agregação físicos são difíceis ou impossíveis com elevada gravidade, semicondutores em escalas ainda mais reduzidas e até novas peças baseadas numa geração de impressoras 3D desenhadas para operarem no espaço, capazes de imprimir coisas complexa incluindo órgãos humanos.

Este é mais um enorme caminho a explorar no futuro, pleno de potencial. Estaremos perante uma nova fileira económica? Que problemas poderá resolver?

Crédito da foto: Nasa

Comments are closed.