cancro

Novo tratamento elimina cancro em pacientes terminais

Um novo tratamento contra o cancro pode eliminar tumores em pacientes terminais. Administrando um cocktail  de medicamentos de imunoterapia, foi provocada uma resposta positiva do sistema imunológico dos pacientes, para matar as suas próprias células cancerosas, de acordo com cientistas do Instituto de Pesquisa do Cancro (ICR) de Londres e da fundação Royal Marsden NHS.

Um paciente, a quem tinha sido diagnosticada a morte há quatro anos, descreveu o momento “incrível” em que as enfermeiras ligaram para ele, semanas depois de ter entrado no estudo, para dizer que o seu tumor tinha “desaparecido completamente”. O avô de 77 anos agora está livre do cancro e passou a semana passada num cruzeiro com a esposa.

Os cientistas descobriram que a combinação dos medicamentos Nivolumabe e Ipilimumabe levou a uma redução no tamanho dos tumores em pacientes terminais com cancro de cabeça e pescoço. Em alguns, o tumor desapareceu completamente, com os médicos a ficarem espantados por não encontrarem nenhum sinal detectável da doença.

A combinação das duas drogas de imunoterapia pode ser uma nova arma eficaz contra várias formas de cancro avançado, mas são precisos mais estudos (estão na fase 3 com cerca de mil casos). Pacientes com cancro renal, de pele e de intestino em estado terminal também podem beneficiar deste tratamento.

Crédito da foto: Alamy Stock. O segredo é a dupla Nivolumabe e Ipilimumabe.

Comments are closed.