CEOG-Visual-1-1536x867_2

Fotovoltaico não intermitente com hidrogénio

Muito se fala no hidrogénio verde como uma solução para resolver o problema da intermitência de produção energética, associado às energias renováveis. É fácil de perceber este problema já que a luz solar não existe à noite e às vezes há muitos dias seguidos de nuvens que baixam a captação, assim como o vento também tem muitas oscilações. Por outro, lado as necessidades energéticas têm padrões independentes destas intermitências, às vezes até, inversamente coincidentes com a capacidade de produção das renováveis. Este problema só se resolve ou com a existência de soluções de armazenamento prolongado ou com fontes não intermitentes, mas nem sempre esta equação torna simples a desejada ausência de emissões de gases que produzem efeito de estufa.

O hidrogénio pode de facto ser uma destas soluções limpas, mas para tal há ainda muitos obstáculos a resolver e pode até acontecer que estes obstáculos sejam demasiado difíceis ou onerosos para tornar o hidrogénio, a boa alternativa que se espera. Produzir hidrogénio através da hidrólise da água – o processo normal é a partir do gás natural, o que naturalmente não o torna isento de emissões de CO2 – consome bastante energia, tem muita complexidade e ainda exige muita otimização para se conseguirem baixar os custos de forma a ser competititva; além disso, existem as dificuldades inerentes ao próprio hidrogénio, independentemente de ser verde, ou produzido de outra forma que, por ser muito pouco denso, tem enorme volatilidade e isso torna muito difícil a proliferação do seu armazenamento e transporte a longas distâncias.

Há muito investimento atual no desenvolvimento das soluções de hidrogénio verde, principalmente na Europa (Portugal incluído) e na China. A multinacional Francesa HDF (Hydrogène de France) lançou a construção, na Guiana Francesa, daquela que se pensa poder ser a primeira central operacional do mundo, prevista já para 2024, e que conjugará produção fotovoltaica com a produção de hidrogénio, criando assim uma gestão híbrida, também com algum auxílio a baterias, que tem o objetivo de conseguir uma solução de produção permanente sem intermitência.

Crédito da foto: Hydrogène de France

Comments are closed.