leo-robot

Este drone consegue caminhar, voar, andar de skate e equilibrar-se em cordas

A maioria dos animais consegue a incrível proeza de caminhar, voar ou nadar. A evolução deu-lhes a fisiologia adequada. Mas entretanto nasce Leo, o robô que pode voar como um pássaro, caminhar como uma pessoa (estranhamente desajeitada, metálica, minúscula), mas também é capaz de andar de skate e fazer slackline (equilibrar-se em cordas), duas habilidades que a maioria dos humanos nunca irá adquirir.

Descrito  num artigo publicado esta semana na Science Robotics, Leo é a abreviação de Leonardo, que por sua vez é a abreviação de LEgs ONboARD drOne. O nome faz com que pareça um drone com pernas, mas tem uma forma um tanto humanóide, com pernas multiarticulares, propulsores que parecem braços, um “corpo” que contém os motores e um capacete de proteção em forma de cabeça.

Leo foi construído por uma equipa da Caltech. “Há uma semelhança entre a forma como um humano usa um fato-jato, controlando as pernas e os pés para pousar ou descolar e o modo como o LEO usa o controlo sincronizado de propulsores baseados em hélice e articulações de perna”, disse Soon-Jo Chung, um professor da Caltech e autores do Leo.

Crédito da foto: Leo no Caltech Center for Autonomous Systems and Technologies/Science Robotics

Comments are closed.