taara

Google ensaia internet por laser em zonas do planeta com dificuldades

A Internet é hoje considerada um objetivo universal já que é um fator fundamental de desenvolvimento, mesmo em países com fortes carências básicas.

Uma das principais dificuldades prende-se com o facto dos países subdesenvolvidos terem muita dificuldade em garantir infraestruturas de transmissão, por cabo ou sem fios, com capacidade de proporcionar internet de qualidade em todo o seu território.

Várias empresas têm procurado soluções para conseguir garantir internet globalmente, conciliando qualidade e baixo custo.

A Alphabet, empresa mãe da Google, ensaia desde há alguns anos formas de garantir internet em países com dificuldades, nomeadamente através de balões atmosféricos (projeto Loon). Porém, recentemente acabou por abandonar a ideia devido a questões inerentes à escalabilidade e à difícil manutenção da solução.

Para obviar ao facto de ter abandonado a abordagem por balões atmosféricos, lançou agora o projeto Taara, que visa o mesmo objetivo, ou seja garantir que zonas sem acesso a internet rápida o possam fazer sem a necessidade de infra estruturas complexas.

Os primeiros ensaios decorreram numa zona do rio Congo, o segundo maior de África, entre as regiões de Brazzaville e Kinshasa e foram montados lasers que transportaram mais de 700 TB em 20 dias.

A limitação é que naturalmente o sistema tem que ser construído com repetidores em linha de vista e poderão existir interrupções dessas linhas, por exemplo devido a animais, mas a Alphabet julga que isso não será um problema significativo e que conseguirá criar uma rede relevante de lasers com elevada capacidade de transmissão de informação.

Credito imagem: the verge

Comments are closed.