batatas

Batatas com gene humano ficam 50% maiores

Um estudo efetuado por cientistas das Universidades de Chicago, de Pequim e de Guizhou, mostrou que inserir um gene humano relacionado com a obesidade em batatas produzia um crescimento destas superior a 50%.

Este gene codifica a proteína FTO e esta proteína, quando presente em quantidade no ser humano, está associada a situações de obesidade.

As batatas, ao contrário do ser humano, não têm um sistema de regulação desta proteína, já que esta não existe nos seus processos habituais e a sua introdução levou a um crescimento muito acima do normal.

O resultado é extraordinário e foi também testado com arroz produzindo resultado semelhante. Também se iniciaram ensaios, por enquanto com conclusões ainda não definitivas, com várias outras plantas, parecendo ter um comportamento semelhante.

Não foram constatados quaisquer problemas nas batatas, nem no arroz e isto poderá ser um extraordinário contributo para a agricultura do futuro.

Com as alterações climáticas e com uma população crescente, garantir boa alimentação de forma ecologicamente sustentável, implica minimização dos recursos usados, nomeadamente espaço dedicado à agricultura e eficácia produtiva. Este tipo de resultados é por isso muito promissor.

Credito imagem: Qiong Yu et. al.

Comments are closed.