atum

A Atum recupera. Afinal, do ambiente não são só desgraças!

Na primeira sessão do Cogito deste anos tivemos o Cientista Jorge Ferreira a falar-nos da vida e das extinções das espécies.

Também na semana passada decorreu em Marselha, o Congresso Mundial da Conservação. Aí foi apresentado um relatório sobre a conservação das espécies. De entre mais de 139.000 espécies analisadas ao longo dos últimos 50 anos, 39.000 estão ameaçadas e 902 já se extinguiram.

O retrato não é famoso, mas vamos optar por falar da parte positiva, essencialmente pela aprendizagem que permite para o futuro. Depois de pesca abusiva durante muitos anos e de terem estado prestes a extinguir-se, 4 entre 7 espécies de Atum revelam bons índices de recuperação. Se continuar assim, em breve deixarão de ser a preocupação que já foram.

Isto significa que é possível conciliar o consumo  de peixe pela humanidade, com a preservação da biodiversidade. Mas também significa que é preciso um controlo apertado e um foco grande nas espécies a proteger. Outras espécies a que se dá menos atenção, como vários tubarões, estão a atingir níveis críticos e carecem de ações urgentes.

Foto Credito: Getty Images

Comments are closed.