nytimes

Ele tem apenas duas tentativas para recuperar 180 milhões

Stefan Thomas, um programador alemão que mora em São Francisco, tem duas  tentativas para descobrir a password que vale cerca de 180 milhões de euros. A password permite-lhe desbloquear um pequeno disco rígido, conhecido como IronKey, que contém as chaves privadas de uma carteira digital que contém 7.002 Bitcoin.

Thomas perdeu o papel onde anotava a password do seu IronKey, que dá aos utilizadores 10 tentativas para inserir a password, antes de bloquear e criptografar o seu conteúdo para todo o sempre. Nas palavras de um desesperado: “Eu ficava deitado na cama a pensar numa solução, ia para o computador animado com uma nova estratégia, via que não funcionava, e ficava ainda mais desesperado”. Tentou oito vezes, sem sucesso. Tem mais duas hipóteses.  

O bitcoin, que passou por uma corrida extraordinária e volátil nos últimos oito meses, criou muito ricos num curto período de tempo, mesmo com a pandemia a devastar a economia mundial. Mas a natureza incomum da criptomoeda, também significa que muitas pessoas estão bloqueadas das suas fortunas Bitcoin, em resultado de chaves perdidas. Dos 18,5 milhões de Bitcoins existentes, calcula-se que cerca de 20 por cento – atualmente valendo cerca de 114 mil milhões de euros – parecem estar em carteiras perdidas ou encalhadas, de acordo com a empresa de dados de criptomoeda Chainalysis. A Wallet Recovery Services, empresa que ajuda a encontrar chaves digitais perdidas, disse ter recebido 70 solicitações por dia de pessoas que queriam ajuda para recuperar as suas fortunas.

Os proprietários de bitcoins que não têm acesso à carteira, descrevem dias e noites intermináveis de frustração, enquanto tentam obter acesso ao seu “pote de ouro”. Muitos possuem as moedas desde os primeiros dias do Bitcoin, há mais de 10 anos, quando ninguém tinha confiança de que a criptomoeda valesse alguma coisa.

Na foto: Stefan Thomas, o programador que tem duas tentativas para recuperar 180 milhões de euros

Crédito da foto: Nicholas Albrecht /The New York Times

Comments are closed.