solen-feyissa-Jf5WbV0uVpg-unsplash

Micro-robôs imprimem células dentro do corpo

Cientistas chineses criaram um micro-robô que permite a bioimpressão 3D dentro do corpo. A verificar-se, esta é uma excelente notícia para milhões de pessoas em todo o mundo. Por exemplo, pacientes que sofrem de úlceras estomacais  – uma em cada oito a nível mundial -, que podem ser extremamente dolorosas e debilitantes, serão beneficiadas com esta tecnologia que permite atuar diretamente na zona afectada, sem efeitos secundários para o resto do corpo.

A biompressão funciona da mesma forma que a impressão 3D convencional. Nesta pesquisa chinesa, os cientistas estão a desenvolvendo um robô, com apenas 30 milimetros de comprimento, que pode ser facilmente introduzido no corpo humano. O micro-robô é depois encaixado num endoscópio. Então o robô extende-se até ficar com 59 milemetros de comprimento e imprime gel embalado com revestimento de estômago humano e células musculares, que foram cultivadas em um laboratório.

De acordo com os resultados do estudo, as células permaneceram viáveis ​​ao longo de 10 dias. No curto prazo, a tecnologia será útil para reparar feridas e melhorar os procedimentos cirúrgicos existentes. Mas a grande aposta é o longo prazo, em que se pretende bioimprimir órgãos vivos que podem ser usados ​​para transplante.

Crédito da foto: Photo by Solen Feyissa on Unsplash

Comments are closed.