time_20181208063454

E que tal pensar o futuro a 10 mil anos?

Quais são os teus planos para os próximos três anos? Esta é uma pergunta típica das entrevistas de emprego. E nós suamos. Não sabemos como vai estar a economia no final do mês, quanto mais daqui a três anos.

Esquece o curto prazo, atira-te para o longo prazo. Essa é a missão da Fundação Long Now. Desde 1996 – que designam por  01996 – que têm como objetivo encorajar o pensamento de longo prazo de várias maneiras criativas. Para isso construíram, por exemplo, o Long Now Clock, que funcionará por 10.000 anos com mínima intervenção humana. Um protótipo já está em exibição no Museu da Ciência de Londres. 

Historicamente, as instituições religiosas e dinastias duradouras têm sido as organizações com maior probabilidade de pensar em termos de décadas ou séculos. O Renascimento, visto no Ocidente como um “reinício” do desenvolvimento da civilização, foi inspirado pela redescoberta da arte e literatura clássicas.

Hoje em dia, podemos supor que tal processo de preservação envolveria apenas o download da Wikipedia em alguns discos rígidos. Mas é provável que, depois de séculos de preservação de sua cultura, desenvolvimento tecnológico e civilização, os romanos não tenham imaginado que o seu legado poderia ser perdido. O desenvolvimento tecnológico pode ser nosso inimigo. Há 20 anos as cassetes VHS eram omnipresentes; há três anos, a última empresa que os fazia parou a produção. O que vamos perder com isso?

A Long Now Foundation mantém um “Long Server” para preservação conteúdos da era digital e trabalhar para garantir que os formatos de arquivo possam ser convertidos. Estão ainda envolvidos em esforços para preservar o material genético de espécies ameaçadas de extinção, bem como as línguas humanas que provavelmente desaparecerão no próximo século. O PanLex já representa uma tradução limitada para 5.700 idiomas.

Uma boa maneira de encorajar as pessoas a pensarem, pelo menos, em termos de décadas, se não séculos, é garantir que tenham algum dinheiro investindo nisso. Assim nasceram as “Long Bets”, onde se pode testar as grandes previsões que todos gostamos de fazer.

Por exemplo: o bioterror matará pelo menos um milhão de pessoas num só evento até 2024?

Os alienígenas serão descobertos no nosso sistema solar antes de serem encontrados em qualquer outro lugar?

A população global diminuirá até 2060?

Crédito da foto: The Hustle

Comments are closed.