IsaltinoMorais

Oeiras financia investigação científica com 1% do PIB

A Câmara de Oeiras e a Fundação Calouste Gulbenkian uniram-se para apoiar financeiramente investigadores de topo nas mais diversas áreas científicas que façam ou venham a fazer investigação no Município de Oeiras. O apoio será atribuído através do Prémio “Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards”, cujo protocolo para a respetiva criação foi assinado no passado dia 24 de novembro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e por José Neves Adelino, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian (na foto).

O Prémio “Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards” destina-se a financiar os projetos de elevada qualidade que tenham apresentado candidatura a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC), mas que não conseguiram garantir fundos devido a restrições no orçamento do ERC.

Desde 2007, mais de 9.000 projetos foram financiados pelo ERC, a partir de mais de 65.000 candidaturas. A taxa de sucesso média é de 13%, deixando muitos trabalhos considerados excelentes fora do financiamento. Para contrariar esta tendência, a Câmara Municipal de Oeiras vai assim apoiar o Centro Colaborativo Gulbenkian do Instituto Gulbenkian de Ciência, no financiamento de candidatos da ERC. O incentivo deverá ser utilizado para desenvolver dados preliminares e outras atividades de investigação para o aperfeiçoamento da proposta a fim de reapresentá-la à ERCEA (agência executiva do ERC) no prazo de três anos.

Esta iniciativa insere-se na “Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia” que pretende reconhecer o Município como inovador e impulsionador de iniciativas de cariz científico, além de captar talento para o concelho e aumentar a atratividade de Portugal nesta área.

O prémio, aberto a investigadores de todas as áreas de investigação, terá um valor de até 240 mil euros por projeto de dois anos, correspondendo a um máximo de 120 mil euros por ano.

Na cerimónia, Isaltino Morais revelou que o município de Oeiras vai investir 1% do seu orçamento – cerca de 1,8 milhões de euros – diretamente na investigação científica, para além de outros investimentos em ciência que estão a ser realizados, como a casa do cientista.

Crédito da foto: C.M. Oeiras

Comments are closed.