sem antibioticos

Como será o mundo se os antibióticos deixarem de funcionar?

Na Conversa Criativa Cogito desta semana, a cientista Vanessa Luís elencava as bactérias resistentes aos antibióticos, como um dos problemas mais sérios da humanidade.

É fácil perceber porquê! Quando se resolvem problemas tendemos a esquecer facilmente, como eram as coisas antes de haver soluções, mas a verdade é que até meio do século XX, as doenças infecciosas eram a principal causa de morte no mundo. Os antibióticos fizeram com que as mortes se tenham tornado residuais. Mas isso pode estar a acabar. O mau uso, o excesso de utilização e a simples evolução por seleção natural estão a criar cada vez mais bactérias multiresistentes aos antibióticos.

E a verdade é que, a investigação não tem produzido grandes novidades em relação a novos antibióticos, capazes de lidar com esta situação. 

É mais uma das áreas que tem que ser encarada numa perspetiva de longo prazo. Se podemos aprender algo de importante com a atual pandemia viral é que não se encontram soluções nem rápidas, nem fáceis para novos patogenos que podem dizimar populações e destruir economias.

Comments are closed.