dormir

Dormir bem e mindfulness melhora a tua capacidade de trabalho

Os cuidados de saúde requerem muita atenção aos detalhes: Os cirurgiões têm que prestar atenção especial ao mínimo movimento; Os enfermeiros têm um trabalho multitarefa, que exige rigor e plena atenção.

Um novo estudo da Escola de Estudos do Envelhecimento da University of South Florida, liderado pelo professor assistente Soomi Lee e publicado na revista Sleep Health, revela uma prática recomendada para enfermeiras: o sono. Neste estudo, com 61 enfermeiras a tempo inteiro em hospitais dos EUA, 29 minutos extras de sono todas as noites ajudaram esses funcionários a ficarem mais atentos durante o trabalho.

O treino para “focar a a atenção” – Mindfulness – desenvolve a capacidade de atenção aos detalhes. Derivada da filosofia budista, tornou-se moda nos círculos de psicoterapia nos anos setenta, principalmente devido ao trabalho de Jon Kabat-Zinn. Embora a ideia popular tenda a invocar imagens da prática da meditação sentada, a Mindfulness pode ser praticada em todos os momentos por qualquer pessoa. O estudo revelou ainda que a prática de Mindfulness diminuiu em 66% a probabilidade do grupo de teste ter insónias.  Em resumo: Mindfullness ajuda a dormir melhor, e dormir bem ajuda a trabalhar melhor.

Importa no entanto valorizar acima de tudo ênfase para melhorar a capacidade de maior “foco” e a atenção prolongada, já que, o mindfulness, por se ter popularizado, também hoje apresenta algumas alegações em relação à saúde geral, tipo panaceia, que não estão de todo comprovadas.

www.bigthink.com

Comments are closed.