1 lua

Energia solar 24 horas por dia

Energia solar durante dia e noite? Será possível? Parece uma charada e sim, é possível. Um cintista propôs uma forma de produção fotovoltaica contínua, a instalar na lua, sem usar qualquer tipo de armazenamento.

A proposta passa por instalar painéis fotovoltaicos em torno de um anel de 360 graus, próximo a um dos pólos da lua. Com essa disposição não há noite e dia, é sempre dia, nem sequer há sombras das matrizes fotovoltaicas.

Esta proposta pode tornar viável a instalação de fábricas de oxigénio na lua, sem necessidade de armazenamento de energia. O estudo – intitulado “Uninterrupted photovoltaic power for lunar colonization without the need for storage” – , foi publicado na revista Renewable Energy.

Segundo o estudo, para produzir continuamente oxigénio, as fábricas iriam necessitar de 10MW de capacidade solar continua. 

Esta estratégia explora a ausência de uma atmosfera lunar, a inclinação quase nula do eixo polar da lua em relação ao plano eclíptico, condições lunares que permitem linhas de transmissão baratas de baixa massa e um diâmetro lunar muito inferior ao da Terra.

Comments are closed.