2 hydrogen solar panels

Painéis solares produzem hidrogénio em vez de eletricidade…

Cientistas da KU Leuven, na Bélgica, criaram um painel solar que converte o vapor de água do ar em gás hidrogénio. Afirmam que conseguem produzir 250 litros de hidrogénio por dia, com uma eficiência de 15%. O projeto chama-se Solhyd, e está a passar da fase de pesquisa para spinoff (exploração comercial).

Os painéis de hidrogénio são módulos que usam a energia solar para dividir as moléculas de água (que existe no ar) e produzir gás. Estes paineis são semelhantes aos módulos solares clássicos, mas em vez de cabos elétricos estão ligados através de tubos de gás.

A eletricidade é produzida pelo painel solar da camada superior, com um sistema de tubos por baixo, onde se faz a transformação das moléculas de água em hidrogénio, utilizando a eletricidade captada pela energia do sol. 

Mas também podem funcionar de forma independente, ligando-se aos paineis já existentes. “Os painéis de hidrogénio Solhyd são compatíveis com a maioria dos módulos fotovoltaicos modernos comerciais, que são ligados diretamente ao nosso sistema. Dessa forma, podemos nos beneficiar dos desenvolvimentos contínuos e das reduções de custos na indústria fotovoltaica”, disse Jan Rongé, cientista da KU Leuven, à revista PV. 

Estimam que vinte painéis podem fornecer eletricidade e calor para uma casa isolada com uma bomba de calor, durante todo o inverno. Quando instalados ao lado de um coletor solar térmico e painéis solares tradicionais, os painéis de hidrogénio podem ajudar a aquecer residências e fornecer eletricidade ao longo do ano.

Crédito da foto: Comate

Comments are closed.