2. dra esposito

A “matéria negra” do genoma pode ajudar a curar o cancro

O cancro de pulmão de células não pequenas (NSCLC) é a forma de cancro que mais mata e ainda é incurável. Infelizmente, apenas uma pequena percentagem de pacientes sobrevive ao estágio metastático por um longo tempo, e mesmo terapias recentemente aprovadas só conseguem prolongar a vida dos pacientes por alguns meses.

Agora cientistas da Universidade de Berna, e do Hospital Insel, identificaram novos alvos para o desenvolvimento de medicamentos para esse tipo de cancro, cujos estudos foram agora publicados na revista Cell Genomics. O objeto de estudo é a classe mal compreendida dos genes conhecidos como “RNAs longos não codificantes (ácidos ribonucleicos)” (lncRNAs). Os LncRNAs são abundantes na “matéria escura”, ou DNA não codificador de proteínas, que compõe a maior parte do genoma humano. O genoma humano compreende cerca de 20.000 genes codificadores de proteínas “clássicos”, mas existem cerca de 100.000 lncRNAs. As funções biológicas de 99% dos lncRNAs permanecem desconhecidas.

Ao contrário dos RNAs mensageiros (mRNAs), eles não codificam os planos de construção das proteínas. Para estudar o papel dos lncRNAs no NSCLC, os cientistas começaram por analisar o conjuntos de dados disponíveis publicamente,  para ver quais lncRNAs estão presentes no NSCLC. Essa análise levou a uma lista de mais de 800 lnRNAs. Nesta investigação, desenvolveram um sistema de triagem que impede a produção dos lncRNAs selecionados, apagando parte das suas instruções de construção no DNA.

Eles aplicaram o seu sistema de triagem a duas linhagens de células NSCLC derivadas de pacientes e observaram como a inibição dos lncRNAs selecionados afetava as chamadas “marcas registadas” das células cancerígenas. As marcas são comportamentos celulares que contribuem para a progressão da doença: proliferação, formação de metástases e resistência à terapia. “A vantagem de avaliar três características diferentes do cancro é que temos uma visão abrangente, mas também temos quantidades substanciais de dados de diferentes experimentos, dos quais precisávamos derivar numa única lista de RNAs não codificantes longos, que são importantes para o cancro do pulmão de células não pequenas. ”, diz Rory Johnson, professor assistente da Universidade de Berna, que liderou o projeto financiado pelo NCCR RNA & Disease. A análise acabou numa lista de 80 lncRNAs candidatos de alta confiança importantes para NSCLC dos mais de 800 investigados.

Na foto: Roberta Esposito, Hospital Universitário de Oncologia Médica, Departamento de Pesquisa BioMediacl (DBMR), Universidade de Berna.

Crédito da foto: Roberta Esposito