36_ficha_H2-EVORA

… e já se produz hidrogénio verde em Évora

A empresa portuguesa Fusion Fuel está a desenvolver um projeto experimental em Évora, chamado H2Évora, que consiste na produção de hidrogénio a partir de eletrolisadores acoplados a painéis solares com concentradores de luz.

Estes dispositivos são também produzidos em Portugal, pela Hevo-Solar. Depois de produzido, o hidrogénio passa por uma pilha de combustível que transforma o hidrogénio armazenado em eletricidade.

O conjunto já foi ligado à rede funcionando como um sistema de armazenamento de energia, de curta duração. O objetivo essencial é vender à rede nos períodos de maior consumo, aproveitando os maiores preços de grossista.

O sistema irá produzir 15 toneladas de hidrogénio verde por ano e a pilha de combustível usada no projeto tem uma capacidade de 200 kW sendo, portanto, os volumes injetados na rede, relativamente pequenos.

A Fusion Cell tem vários projetos de hidrogénio verde em desenvolvimento em Portugal, sendo um dos principais em Sines. Outros grupos económicos em Portugal estão também a avançar com investimentos na produção em hidrogénio verde, como por exemplo a EDP, a GALP ou a NeoGreen.

Crédito da foto: Fusion Cell

Comments are closed.