3 Neoplants-engineered-plant-pothos

Superplanta consegue limpar o ar como 30 plantas

A empresa francesa Neoplants apresentou uma planta projetada com o propósito singular de limpar o ar dentro das casas das pessoas. Segundo a empresa, o Neo P1, como a empresa designou provisoriamente o seu produto, pode remover tanta poluição do ar de uma casa como 30 plantas comuns. O Neo P1 esteve em desenvolvimento por quatro anos e é uma versão de bioengenharia de uma planta de casa comum chamada Pothos.

A maioria dos purificadores de ar é projetada para remover partículas, como poeira, sujidade, fumo ou bactérias transportadas pelo ar. Mas a Neo P1 foi feita para combater os compostos orgânicos voláteis. Eles são encontrados em todos os tipos de utensílios domésticos, desde móveis e produtos de limpeza até tintas. Os produtos químicos que são mais prejudiciais à saúde humana – que também são aqueles que a planta foi projetada para neutralizar – são formaldeído, benzeno, tolueno e xileno. 

Em plantas normais, a fotossíntese usa uma série de reações químicas para converter dióxido de carbono, água e luz solar em glicose e oxigénio. Uma das enzimas mais importantes para a fotossíntese é a RuBisCO, que é encontrada nas fábricas fotossintéticas das plantas, os cloroplastos, e é responsável pela primeira etapa do processo de transformação do carbono do CO2 em açúcares.

Os engenheiros da Neoplants descobriram como editar o genoma da Pothos para que produzisse enzimas adicionais que pudessem metabolizar os produtos químicos mencionados acima. A equipa inseriu vias metabólicas sintéticas que permitem que a planta use esses produtos químicos como fontes de carbono no seu metabolismo celular normal, da mesma forma que usa CO2, transformando os produtos químicos em matéria vegetal.

Crédito da imagem: Neoplants

www.singularityhub.com

Comments are closed.