semicondutores

Portugal e Espanha definem estratégia comum para semicondutores

Portugal e Espanha assinaram um memorandum de entendimento, na Cimeira Luso-Espanhola que decorreu sexta-feira, 4 de Novembro em Viana do Castelo, para desenvolverem uma estratégia em comum de microeletrónica e semicondutores.

É conhecido o objetivo europeu de diminuir a dependência asiática neste setor. Espanha dedica a maior parte do cheque do seu Plano de Recuperação e Resiliência aos semicondutores – cerca de 12.250 milhões de euros – querendo Portugal a colaborar com Espanha nessa área.

Nesse sentido, os governos português e espanhol irão comprometer-se a lançar uma “iniciativa de apoio ao desenvolvimento de novos semicondutores para aplicações emergentes, como seja o caso dos veículos elétricos com ligações ao 5G”, segundo um resumo do memorando de entendimento.

Os dois países procurarão também “incrementar os projetos colaborativos com centros de competências nas diversas áreas de semicondutores” e promover intercâmbios de curta duração – como o programa Erasmus+ – em estudos na área da microeletrónica.

Crédito da imagem: Ritchie B. Tongo/EPA

www.rtp.pt

Comments are closed.