stix fresh

Uma simples etiqueta faz aumentar a duração da fruta

A tecnologia Stix Fresh é composta por um autocolante, já aprovado pela autoridade de segurança alimentar dos Estados Unidos, revestido com um produto com propriedades antifúngicas, composto 100% por ingredientes que resultam de desperdício alimentar e que, paradoxalmente, são usados para diminuir o desperdício alimentar. 

Pode ser aplicado em qualquer ponto da cadeia de fornecimento e cria uma película invisível à volta do fruto que o protege, mantendo o fruto fresco e comestível durante duas a três vezes mais, do que o tempo normal.

Funciona melhor em maçãs, abacates, citrinos e mangas, mas a empresa pretende também criar etiquetas com capacidades protetoras semelhantes, para frutos silvestres e legumes.

Desta forma, não só se possibilitam poupanças no cabaz alimentar das pessoas, como se combate o desperdício alimentar que, no caso da fruta, atinge mundialmente cerca de 1/3 do volume total. 

Esta empresa está incluída no projeto the Circular Accelerator’s, que visa acelerar  a economia circular, ajudando empresas que apostem nesta via, a escalar a dimensão do seu negócio. O projeto é liderado pela Accenture, em colaboração com a Uplink, a Anglo American, a Ecolab e a Schneider.

Crédito da imagem: World Economic Forum

www.uplink.weforum.org

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