agua

IA ajuda a controlar perdas de água nos municípios portugueses

Portugal tem enormes perdas diárias de água nos sistemas de abastecimento domésticos e industriais. Estas acontecem essencialmente nas redes municipais de distribuição e, em alguns locais e anos recentes, chegam a percentagens de 80%.

Nos últimos anos tem havido um esforço de melhorar este problema mas o resultado final ainda deixa muito a desejar. O problema tem várias dimensões, sendo uma delas, a da contagem deficiente através dos inúmeros ramais das condutas e a consequente dificuldade de monitorização.

É por isso, muito positivo que a empresa Portuguesa ARQUILED e a Brasileira Sattus4, em consórcio, venham apresentar tecnologia que procura combater esse desperdício de água. O sistema envolve sensores de pressão colocados ao longo do percurso da água, permitindo identificar de imediato quebras de pressão para se poder atuar de imediato. A Inteligência Artificial (IA) permite depois uma otimização da gestão de todo o sistema e uma antecipação na resposta e planeamento de intervenções, manipulando os dados e extraindo previsões, garantindo assim menores perdas e consumos, o que naturalmente é fundamental para uma maior sustentabilidade de todo o sistema.

Crédito foto: Stattus4

Comments are closed.