221024134308-03-beyond-steak

Bife à base de plantas tem sucesso comercial nos EUA

A empresa Beyond Meat vende carne não animal – à base de plantas – desde 2012, com uma lista cada vez maior de produtos, incluindo hambúrgueres, carne moída, salsicha, almôndegas, carne seca e frango. Agora a empresa acrescentou mais um à lista: bife. É uma novidade mundial.

A grande diferencça entre a carne à base de plantas existente e o novo produto de bife é a tecnologia usada. A maioria das carnes à base de plantas usa o método de processamento “cortar e formar”, onde as partículas de proteína, que compõem a maior parte da carne, são misturadas com agentes de ligação e depois moldadas numa determinada forma, como nuggets ou hambúrgueres. Como a textura dos alimentos feitos com carne moída não precisa ser muito específica, essa é uma tarefa bastante fácil.

Mas para o “bife”, a Beyond Meat usou a tecnologia de “músculo inteiro”. Este método  precisa imitar cortes de carne que contenham várias texturas. Um bife de vaca, por exemplo, teria tiras de gordura e não seriam distribuídas uniformemente. Transformar a proteína vegetal em algo que imita de forma convincente estas características é mais complicado.  Por isso só agora chegou ao mercado.

O Beyond Steak foi lançado na nos Estados Unidos mais de 5.000 lojas em todo o país, ao preço aproximado de 8 euros por um pacote de cerca de 300 gramas. O sucesso comercial foi imediato. 

Mas a grande questão é: tem sabor? É convincente?  As respostas oscilam entre o sim e o mais ou menos. É um produto novo que ainda está a crescer e ao qual o mercado está a adaptar-se. Por enquanto está a vender.

Crédito foto: Beyond Meat

Comments are closed.