ren_data_hub_numeros_contam_pt

Quer dados sobre o consumo e produção de energia em Portugal? Consulte o DataHub da REN

Vivemos tempos complexos, em que a guerra provocou uma forte disrupção energética, obrigando ao reajuste de consumos e essencialmente das origens da produção energética primária. Em simultâneo, enfrentamos o enorme desafio de baixar as emissões de CO2, reduzindo a grande dependência do nosso modo de vida, como sociedade, dos combustíveis fósseis. A isto juntam-se ainda os efeitos de uma seca severa que, esperamos, o Inverno consiga inverter.

Por isso, neste momento crítico, queremos destacar esta ferramenta da REN – Rede Elétrica Nacional, que há cerca de 15 meses criou um site – Data Hub – onde disponibiliza dados atuais e históricos (desde 2015), diários e agregados, sobre a produção e consumo energético cobrindo as várias fontes primárias de produção, desde as renováveis aos combustíveis fósseis.

Vale a pena explorar esta importante fonte de informação e conhecimento. É um tema em que é fundamental estar bem informado. Serve para especialistas e para pessoas comuns que queiram apenas compreender melhor a realidade energética em Portugal.

Crédito foto: REN

Comments are closed.