vaclav

Novo livro de Vaclav Smil explica como o mundo verdadeiramente funciona

Vivemos num mundo onde o acesso à informação não tem precedentes. Com base nessa facilidade, as pessoas criam uma perceção, também sem precedentes na História, de estar bem informada e de ter opiniões bem fundamentadas.

Porém, o mundo enfrenta problemas complexos que exigem transformações profundas e essa complexidade não permite soluções fáceis para os problemas. Por isso nem sempre é fácil conhecer os factos que retratam a realidade com uma perspetiva e profundidade corretas, que capture os elementos fundamentais da tema em debate e não apenas ficar a arranhar a superfície.

Saiu agora, a edição portuguesa de um grande livro – Como o mundo realmente funciona – de Vaclav Smil, um cientista checo-canadiano, especialista em energia e professor emérito na Universidade de Manitoba, Canadá, e autor de outras obras muito relevantes para o entendimento do mundo.  A edição original é de 2021 e já incorpora os efeitos da pandemia provocada pelo vírus SARS-COV2, embora não apanhe o período relativo a 2022 da guerra na Ucrânia, que naturalmente estão também a induzir profundas transformações no mundo. Mas isso não é muito relevante já que a base do funcionamento da sociedade mantém-se e as abordagens de Vaclav permitem precisamente entender os aspetos essenciais que fazem funcionar a nossa sociedade e as suas implicações.

Ao longo deste livro Vaclav discorre sobre os temas da energia, alimentação, das indústrias que funcionam como pilares da civilização, aborda os riscos que enfrentamos, as ameaças ambientais e a transformação digital e a Inteligência artificial.

E faz tudo isso relacionando a informação de uma forma notável criando relações tão profundas e revelantes, como inabituais na abordagem aos temas. “5kg de pão corresponde a um litro de combustível; o frango, da criação à proteína cozinhada, são 1 a 3 Kg por cada litro; outros animais são bastante piores; no tomate são 1,5 a 6 Kg por litro, essencialmente devido ao transporte. Se for local, o impacto é mínimo; O peixe gera 1,4 Kg por litro mas há uma grande variação. Por exemplo a sardinha rende muito, até 10 Kg por litro, sendo o marisco como camarão e lagosta verdadeiros atentados ambientais, já que só rendem 0,1 Kg por litro.

“Como resultado, a produção destes indispensáveis quatro materiais (cimento, amoníaco, aço e plásticos) é responsável pelo consumo de 17% do fornecimento de energia primária e por 25% de todas as emissões de CO2 emitidas como resultado da combustão de combustíveis fósseis e atualmente não existem alternativas comercialmente disponíveis, com a escala necessária para substituir os processos associados.”

“O perigo de permitir que 70% da produção de luvas de borracha a nível mundial fosse feita apenas numa fábrica tornou-se evidente em 2020”

“Uma maneira abrangente e simplificadora de descrever os avanços da civilização moderna é vê-los como uma série de missões para reduzir os riscos associados a sermos organismos complexos e frágeis tentando sobreviver contra as muitas probabilidades, num mundo repleto de perigos”

“Se os efeitos da pandemia da Covid-19 trouxeram disrupção, angústia e mortes inevitáveis, esses efeitos seriam menores comparados com apenas alguns dias de redução severa do fornecimento de eletricidade em qualquer zona densamente povoada e, se prolongados por semanas a nível nacional, teriam efeitos catastróficos sem precedentes.”

A perspetiva de Vaclav Smil, não é pessimista nem otimista sendo essencialmente marcada por uma abordagem científica baseada em factos e numa análise abrangente da realidade.

Comments are closed.