ratos

Neurónios humanos implantados em ratos e continuam a funcionar

Cientistas da Universidade de Stanford transplantaram neurónios humanos para cérebros de ratos, viram-nos amadurecer em circuitos cerebrais hibridizados e depois usaram-nos para influenciar o comportamento dos roedores. O trabalho marca um passo impressionante para a neurociência e prova como os  cérebros de ratos podem ser usados como laboratórios vivos para o estudo de distúrbios cognitivos.

Quando se trata de órgãos do corpo humano, o cérebro é tão complexo quanto parece e, da mesma forma, algo incrivelmente difícil de estudar. Nos últimos anos, vimos cientistas fazerem avanços impressionantes com organoides cerebrais cultivados em laboratório. Estes começam com células-tronco que são expostas a fatores de crescimento para estimular sua maturação em diferentes tipos de células cerebrais, que então se montam em estruturas 3D que se assemelham às encontradas no cérebro.

Cientistas desenvolveram um material semelhante a plástico com diferentes propriedades físicas em diferentes regiões
O “plastico inteligente” ativado por luz fornece aos cientistas um modelo para estudar distúrbios como epilepsia, autismo, esquizofrenia e investigar os efeitos de diferentes drogas. Também vimos versões de organoides cerebrais que podem desenvolver seus próprios vasos sanguíneos, emitir sinais elétricos e até desenvolver olhos básicos capazes de detectar a luz.

No ano passado, Sergiu Pasca, professor de psiquiatria e ciências comportamentais da Stanford School of Medicine, foi coautor de um estudo sobre organoides cerebrais cultivados em laboratório com 20 meses de idade. Antes deste trabalho, pensava-se que os cérebros cultivados em laboratório não eram capazes de amadurecer além do estágio igual ao desenvolvimento fetal. O estudo provou que esses organoides podem amadurecer como um cérebro humano, seguindo um relógio interno para atingir a maturidade pós-natal numa linha do tempo paralela ao desenvolvimento in vivo.

Crédito foto: abc7news.com