energia ondas

Gerador gigante de energia das ondas vai ser testado na Escócia

A empresa irlandesa OceanEnergy já testou seus geradores de coluna de água oscilante (energia das marés) numa significativa escala no Havai e acaba de assinar um projeto de quatro anos para testar, validar e comercializar a maior unidade do género a instalar em Orkney, na Escócia.

O OE35, anunciado como o dispositivo de energia das ondas flutuantes de maior capacidade do mundo, será certamente algo imponente de se olhar. Embora ainda não tenham sido reveladas as dimensões da máquina a ser construída para a Escócia, a máquina que a empresa construiu para testes no Havaí media 38,1 x 18 metros, com um calado 9,4 metros e um peso total de 826 toneladas. Nos testes, funcionou com uma capacidade de 500 kW, mas o dispositivo é capaz de chegar aos 1,25 MW.

A máquina funciona de forma bastante simples: ancorado no fundo do oceano, o OE35 fica no mar enquanto as ondas entram e saem de três grandes câmaras herméticas. À medida que o nível da água nessas câmaras sobe, o ar é empurrado para fora no topo. Depois, o ar é sugado de volta.

A OceanEnergy faz uso de uma tecnologia da Irlanda do Norte para extrair energia dessa pressão de ar bidirecional: a turbina Wells, inventada em Belfast no final dos anos 70. Eles usam uma série de pás de ventilador projetadas simetricamente, projetadas para converter a pressão do ar que passa em qualquer direção, na mesma direção de rotação. Assim, a turbina gira continuamente.

Crédito foto: OceanEnergy

Comments are closed.