DART

O DART acertou em cheio no alvo

No mês passado, a NASA bateu com o Double Asteroid Redirection Test (DART) na lua Dimorphos, que gravita o asteroide  Didymos. Sabia-se que a nave espacial tinha acertado na lua, mas não se tinha a certeza que tinha cumprido a missão: desviar o asteróide da sua rota.

Esta missão foi um teste para uma hipotética missão real no futuro, no caso de um objecto espacial estar em perigosa rota de colisão com a Terra e teremos que o desviar para sobrevivermos. Hollywood já fez este exercício várias vezes, faltava acontecer na vida real.

Agora, a NASA confirma que tudo correu bem. Diz que o DART acertou no rocha espacial e, sobretudo, que mudou a sua trajetória. “Todos nós temos a responsabilidade de proteger nosso planeta”, disse o chefe da NASA, Bill Nelson. “Afinal, é o único que temos”.

Os dados ainda estão a chegar, mas os números parecem promissores. O impacto parece ter mudado o tempo que o Dimorphos leva para dar a volta (translação) ao seu asteroide, Didymos, em 32 minutos. Este resultado é três vezes mais o objetivo inicial de mudar a trajetória em dez minutos.

“Pela primeira vez, a humanidade mudou a órbita de um objeto planetário”, disse Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária da NASA.

Vários observatórios terrestres e espaciais, incluindo os telescópios Hubble e James Webb da NASA, conseguiram capturar o evento, confirmando a nova trajetória.

Crédito foto: JOHNS HOPKINS APPLIED PHYSICS LAB/NASA

Comments are closed.