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Motores a gasóleo podem funcionar a hidrogénio

Cientistas da UNSW prototiparam e testaram um sistema de retrofit que converte motores a diesel para funcionar com 90% de hidrogénio, reduzindo radicalmente as emissões de dióxido de carbono e óxido nitroso, enquanto aumenta a eficiência energética em 26%.

Trabalhando com 10% de diesel, o processo não é uma conversão verde completa para motores a diesel, mas oferece uma maneira de certas empresas reduzirem a sua produção de emissões. O sistema de retrofit mantém o sistema de injeção de diesel, mas adiciona injeção de hidrogénio diretamente no cilindro, além de controlo independente do tempo de injeção para os sistemas de hidrogénio e diesel. Também não requer hidrogénio de pureza particularmente alta, e a equipa demonstrou que a sua técnica de injeção de hidrogénio “estratificada”, que cria bolsas de concentrações de hidrogénio mais altas e mais baixas dentro do cilindro, reduz a incidência de emissões de óxido nitroso.

As emissões totais de dióxido de carbono caem cerca de 85%, para cerca de 90 gramas/kWh de energia – o que certamente representaria um sólido passo intermediário para a descarbonização total de muitas operações que utilizam grandes frotas de veículos a diesel.

A equipa da UNSW está a trabalhar para que os seus sistemas de retrofit de motores a diesel sejam comercializados nos próximos dois anos, e tem como alvo operadores de frota industrial e geradores, como operações de mineração, muitos dos quais já têm hidrogénio distribuído.

Crédito foto: Prof Shawn Kook / UNSW

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