DOUROGÁS_news_SITE

Em Mirandela transformam-se resíduos orgânicos em biogás

Um projeto inovador em Mirandela está a transformar os resíduos orgânicos depositados no aterro sanitário do Nordeste em Biogás. O combustível renovável já foi injetado na rede e está a abastecer as indústrias do complexo industrial do Cachão.

O projeto é pioneiro e permite substituir gás, que habitualmente tem origem fóssil, o que tem as vantagens adicionais de retirar matéria orgânica do aterro e de combater a dependência energética, numa altura em que há fortes limitações e são necessárias novas alternativas.

Esta é uma iniciativa que se junta a uma outra de extrema importância, que tinha acontecido em Julho passado, quando a Dourogás havia pela primeira vez injetado biogás nas condutas normais, fornecendo assim experimentalmente durante algum tempo domicílios e indústria e demonstrando a viabilidade da tecnologia de purificação desenvolvida em pareceria com a Sysdvance.

Aberto este caminho tecnológico, que permitiu o avanço pioneiro de Mirandela, espera-se que  se sigam  outros municípios, explorando este enorme potencial de aproveitamento do metano gerado nos aterros.

Estão a ser estudados incentivos governamentais para ampliar projetos semelhantes a outros municípios.

Crédito foto: agropeneurzone

Comments are closed.