agricultura oceanica

E se plantássemos arroz no mar?

O mundo enfrenta o enorme desafio de aumentar 60% (em relação a 2010) da produção alimentar até 2050, sem ocupar mais espaço agrícola terrestre e de forma sustentável. Muitas serão as soluções que terão que ser desenvolvidas para diversificar a alimentação e aumentar a produtividade nas zonas já utilizadas para cultivo. Onde existe espaço desaproveitado, com grande potencial é a expansão agrícola, é no oceano.

A start-up de agricultura oceânica, Alora, está apostada em garantir que o mar é um local de futuro cultivo de várias espécies. Utilizando técnicas genéticas de CRISPR, que permitem adaptar as plantas e criar tolerância salina, está a desenvolver várias experiências piloto, por enquanto em zonas de solo terrestre banhadas por águas salinas, mas tendo como objetivo em breve, levar essas culturas para plataformas flutuantes nas costas de África e da Ásia. Uma das culturas que estão a ser testadas é o arroz.

Já existe um problema de intrusão da água salgada em determinadas locais, com particular ênfase no Sudeste Asiático, dificultando muito as culturas agrícolas, em vastas zonas costeiras anteriormente altamente produtivas. Mesmo sem expandir para o mar, há muitos solos perto da costa, que estão a ficar inviáveis, exceto se houver uma adaptação das espécies para se tornarem tolerantes ao sal.

Crédito foto: Paul Aleman Designs/AGRISEA/Forbes

Comments are closed.