Existem casas “dobráveis”. Existem casas que são enviadas em kits e depois montadas como móveis da Ikea. Existem casas pré-fabricadas feitas de painéis estruturais. E agora também há casas “insufláveis”.
Não. Não são balões, nem tendas de campismo. São mesmo casas, com portas e janelas. Na verdade, não são as casas que são insufláveis, é o método de construção. Mas não deixa de ser uma excelente ideia.
As casas da Automatic Construction são insufláveis no início do processo de construção. Talvez uma descrição mais precisa seja “casas construídas usando paredes gigantes de balão em forma de casa, que depois recebem cimento bombeado”. É como um balão de água em forma de casa, oco por dentro. O cofundador Alex Bell pretende ter elementos de reforço como vigas e cabos de tensão pré-instalados dentro da estrutura.
Bell baptizou a sua ideia como Inflatable Flexible Factory Formwork (patente pendente). Primeiro, um balão de PVC enrolado é entregue no estaleiro de obras. Vantagem: transporte fácil. Depois o balão é colocado em cima de uma lage de cimento e depois enchido com ar, tal como um balão normal, mas este é maior, mais grosso e mais pesado.
E depois é colocado o cimento ao jeito de uma impressão 3D, mas muito mais rápido. Bell revelou que “para nossos protótipos de 30 metros quadrados e 60 metros quadrados, o enchimento do balão demorou 7 a 10 minutos, e a bomba de cimento demorou uma hora e meia”.
Crédito: Automatic Construction