china ar quente

…e bate recorde no armazenamento de energia por ar comprimido

Uma equipa de cientistas chineses conseguiu enormes avanços na melhoria da eficiência de armazenamento de energia renovável. A conquista tecnológica foi feita no maior sistema avançado de armazenamento de energia de ar comprimido (CAES) do mundo, localizado na província de Hebei, China. A instalação de 100 megawatts atingiu um recorde de eficiência durante um teste recente e entrará em operação comercial até o final deste ano, de acordo com um comunicado do Instituto de Engenharia Termofísica (IET), da Academia de Ciências da China.

O CAES armazena ar comprimido em formações rochosas no subsolo. Quando há produção de eletricidade por meios renováveis, bombas centrífugas elétricas de alto desempenho comprimem o ar a 140 atmosferas. Quando o ar de alta pressão é libertado, empurra as laminas de um gerador para produzir eletricidade.

O componente central do novo sistema é um dispositivo de recolha de calor, gerado no processo de compressão e o armazenamento. O dispositivo usa esse calor para aumentar a temperatura do ar comprimido durante sua libertação para aumentar a potência de saída, logo produzindo mais eletricidade.

De acordo com o comunicado, “os resultados dos testes mostraram que a eficiência do armazenamento de calor permanece em 98,95% após oito horas e 98,73% após 16 horas, que é o recorde mais alto dos atuais dispositivos de armazenamento de calor CAES”.

Crédito: South China Morning Post

Comments are closed.