pessimism

Ser otimista ou ser pessimista?

O que é melhor: ser otimista ou pessimista? Num artigo publicado na Bigthink.com (em colaboração com a Freethink.com), Hannah Richie faz uma análise sobre o impacto na sociedade do otimismo e do pessimismo, do otimismo cego ou do pensamento apocalíptico. Esta é uma reflexão diferente dos artigos que o COGITO normalmente publica nesta newsletter, e por isso mesmo interessante.

E diz Hannah: ” O otimismo parece estúpido. Não é à toa, que as mensagens pessimistas cheguem às manchetes dos jornais, e as otimistas dificilmente têm direito a uma pequena breve de uma página interior. Da mesma maneira, é normal que os pensadores apocalípticos recebam respeito e elogios. Eles tendem a ser vistos como os inteligentes que podem ver o que o resto de nós não pode. São eles que falam a verdade contra o poder.

Eu já caí nessa armadilha. Vi cinismo em outras pessoas e confundi-o com inteligência. Para parecer inteligente, tentei fazer o mesmo. Qualquer ideia – promissora ou não – tinha que ser eliminada de vista. 

Existe um ‘estigma de otimismo’ que é difundido em toda a sociedade. É por isso que muitas vezes me sinto envergonhada ao admitir que sou otimista. Isso não me ajuda junto das outras  pessoas.

Mas o mundo precisa desesperadamente de mais otimismo para progredir. “A questão é que as pessoas confundem otimismo com ‘otimismo cego’ – a fé cega de que as coisas sempre vão melhorar.” Os problemas vão se resolver sozinhos. O otimismo cego realmente é burro. E não é apenas estúpido, é perigoso. Se ficarmos sentados e não fizermos nada, não faremos progressos.

Não é desse tipo de otimismo que estou a falar. Otimismo é ver os problemas como desafios que podem ser resolvidos; é ter a confiança de que há coisas que podemos fazer para fazer a diferença. “Otimismo urgente”, “otimismo pragmático”, “otimismo realista”, “otimismo impaciente” – já ouvi muitos termos para esse conceito.

Para explicar por que o otimismo é tão essencial para o progresso, precisamos entender as posições dos otimistas versus os pessimistas. A definição de pessimismo é “uma tendência a ver o pior aspecto das coisas ou acreditar que o pior vai acontecer”. O otimismo, por outro lado, é a “esperança e confiança sobre o futuro ou o sucesso de algo”.

As pessoas erroneamente veem o otimismo como uma desculpa para a inação. Pensam que é o pessimismo que impulsiona a mudança e é o otimismo que nos mantém onde estamos. O oposto é que é verdadeiro.

Os otimistas são os que nos movem para frente. Eles são os inovadores, os empreendedores, aqueles que estão dispostos a colocar sua reputação, dinheiro e tempo em risco porque veem uma oportunidade de resolver um problema.

O pessimismo bloqueia as soluções. Se sempre acreditamos que o pior vai acontecer, então qual é o sentido de começar? Se alguma ação falhar, devemos manter o status quo. Siga os pessimistas se quiser que o mundo estagne ou regrida.”

(o artigo continua. por favor ver link abaixo) 

Crédito da foto: vancruzer.com

Comments are closed.