nobel quimica 2022

Prémio Nobel da Química é um hino à simplicidade

A química orgânica é a química do carbono e da vida. Entender como se formam as complexas moléculas orgânicas e, acima de tudo, encontrar forma de acelerar e concretizar as reações químicas que lhes dão origem é a base do prémio Nobel da Química deste ano.

Carolyn Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless ganharam o prémio “pelo desenvolvimento da chamada química click e química bioortogonal”. Barry Sharpless ainda faz parte, de um muito restrito número de pessoas que ganharam dois prémios Nobel, ambos da Química. Como curiosidade referimos que, Marie Curie continua a ser a única pessoa que ganhou dois prémios Nobel diferentes, um da Física e outro da Química

Os laureados desenvolveram várias técnicas como, por exemplo, a utilização de determinados catalisadores, que permitem construir com facilidade,  quase como se um lego fosse,  moléculas complexas despoletando as reações químicas que lhes dão origem.

Pode dizer-se que este ano, o prémio é uma espécie de hino à simplicidade, já que estas técnicas produzem resultados complexos, mas são fáceis e baratas de usar, fazendo hoje parte de todas as indústrias químicas e farmacêuticas.

Desde materiais baratos, a novos e sofisticados materiais, passando por novos fármacos, estas técnicas abriram um amplo mundo visível em muito do que está à nossa volta, mas muitas vezes mal reconhecido.

Tudo é química e por isso a frase que muitas vezes se diz, de forma negativa “bom é estar livre de químicos”, não tem qualquer sentido na realidade.

Comments are closed.