weird-water-bbc-ideas01

Todos conhecem a água, mas ninguém a compreende verdadeiramente

Aprendemos na escola que a água é incolor, insipiente e inodora. Sabemos que à temperatura ambiente está no estado líquido, ferve a 100°C e congela a 0°C. Conhecemos a sua importância para a vida, em particular da água doce que é apenas 2,4% do total da água no planeta, mas sabemos muito pouco acerca das suas propriedades e daquilo que a torna tão especial. É que há muitas coisas que são verdadeiramente bizarras no comportamento da água, um género de anomalias em relação ao comportamento que seria de esperar.

O químico Martin Chaplin tem vindo, desde o ano 2000, a acrescentar “anomalias” da água, ou seja desvios ao chamado comportamento “normal” e dessa lista já constam 70 comportamentos peculiares.

Não vamos fazer uma descrição detalhada das “bizarrias” desse maravilhoso líquido que permite a existência da vida, tal como a conhecemos, porque isso era substituir o artigo e é importante lê-lo. Mas eis alguns exemplos:

Porque o gelo ocupa mais volume que a água no estado líquido quando quase todos os outros líquidos fazem o contrário? Porque a água a ferver congela mais depressa do que água à temperatura ambiente? Porque conseguimos que a água ultrapasse uns milímetros a borda de um copo? Porque há gelo de várias cores?

Crédito da foto: BBC

Comments are closed.