drone-3d-printing-900x506

Drones que imprimem enquanto voam

Inspirados nas abelhas, uma equipa do Imperial College London projetou uma série de drones autónomos que imprimem em 3D qualquer estrutura projetada. Tal como num enxame de abelhas, cada drone age de forma independente, mas trabalha em equipa. É um novo conceito para decorar: manufatura aditiva aérea (Aerial-AM).

Tal como abelhas – mais uma vez – , os drones têm papéis diferentes. Alguns são os construtores – os BuildDrones – que depositam material enquanto voam; e outros são os ScanDrones, que atuam como capatazes, que verificam continuamente o andamento da obra e fornecem feedback.

Nos testes, a frota imprimiu várias estruturas, usando materiais de espuma a uma gosma semelhante a cimento – com precisão milimétrica e supervisão humana mínima. Ainda está muito longe de uma casa impressa em 3D refinada, na verdade está mais perto da primeira tentativa de uma criança trabalhar em cerâmica. Algumas estruturas lembram uma torre rudimentar; outros, uma cesta de vime torcida. Mas está a fazer caminho.

Os autores esperam “imprimir pontes em 3D em tempo real para evacuar as pessoas de uma tempestade tropical iminente”. Mas também “oferece possibilidades futuras de construção em locais sem limites, em altura ou de difícil acesso.

E, arriscamos nós, permite aplicar uma ideia que anda sempre a circular no COGITO: fazer a manutenção automática das pinturas de sinalização rodoviária das faixas de rodagem. Imaginem o aumento de eficiência, a melhoria da segurança e, ao mesmo tempo, a redução dos custos de manutenção. Boas ideias.

Link para video: https://youtu.be/pDKNEO0gDuE

Crédito da foto: University College London, Department of Computer Science/Dr. Vijay M. Pawar & Robert Stuart-Smith, Autonomous Manufacturing Lab

Comments are closed.