freddie mercury

E se o Freddie Mercury não tivesse morrido?

Se não tivessem morrido, como seriam hoje o Freddie Mercury ou o Jimmy Hendrix? A resposta está na foto acima, que resulta do trabalho conjunto de software de Inteligência Artificial (AI) e o fotógrafo e advogado Alper Yesiltas. O artista turco criou uma série chamada As If Nothing Happened que “traz” ícones da cultura pop de volta à vida. Celebridades como Heath Ledger, Princesa Diana e Kurt Cobain envelheceram de uma maneira que parece extremamente credível. Os retratos gerados sugerem que eles se sentaram recentemente para pousar para a fotografia. 
Yesiltas está entusiasmado com as possibilidades da inteligência artificial. Ele acredita que “qualquer coisa imaginável pode mostrar-se real”, e isso o inspirou a começar a experimentar. “Quando comecei a mexer com a tecnologia, vi o que poderia fazer e pensei no que me faria mais feliz: queria ver algumas das pessoas que eu sentia falta, de novo na minha frente”. Assim nasceu As If Nothing Happened.

Yesiltas usa vários softwares para criar suas imagens, desde Remini, uma IA para traballhar as fotos, até programas de edição de fotos, incluindo Lightroom e VSCO. Em conjunto criam um retrato que parece “real” – como se a pessoa tivesse transcendido sua imaginação e agora existisse no mundo real. Este não é um processo fácil, nem rápido. Mas os resultados são fascinantes”. Sobretudo para o mercado dos fãs incondicionais.  

Crédito da foto: Alper Yesiltas

Comments are closed.