unmanned-maritime

Marinha portuguesa organiza maior exercício de robótica do mundo

O REPMUS (Robotic Experimentation and Prototyping using Maritime Uncrewed Systems) é um exercício militar anual, organizado pela marinha portuguesa e pela NATO, que envolve a participação de diversos países, universidades e empresas tecnológicas. O objetivo do exercício visa testar diversos veículos autónomos, terrestres, marítimos e aéreos, sendo considerado o maior exercício do mundo deste tipo de veículos robotizados, tal como a marinha portuguesa é considerada uma referência nesta área.

Além da já referida Armada nacional, a edição deste ano é co-organizada pela FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), pelo CMRE (Centre for Maritime Research and Experimentation) e pela NATO MUSI (Maritime Unnamed Systems Innitiative) e contará com 25 países e mais de 1000 pessoas.

Este é um projeto a que o Almirante Gouveia e Melo tem dado um grande destaque visando progredir para soluções totalmente autónomas ou controladas remotamente, como carros, barcos, submarinos, drones, que possam, num futuro breve, contribuir para a criação de diversas capacidades de intervenção em teatros de operações. Pretende-se criar uma plataforma entre os vários países que visará múltiplas funções ao nível da fiscalização da pesca, da investigação oceanográfica, monitorização ambiental ou eventual transporte e resgate de cidadãos.

Comments are closed.