energia flexivel debaixo do mar

Primeiras estruturas flexíveis que produzem energia vão para o fundo do mar

Há uma nova forma de produzir energia que está a chegar: roupas que carregam um relógio inteligente enquanto anda; prédios que vibram com o vento e alimentam as suas luzes; estradas que extraem energia do atrito criado por automóveis em movimento; ou estruturas flexíveis que mudam de forma nas ondas do mar para gerar eletricidade limpa.

Não é ficção científica, são patentes. As tecnologias de conversor de energia incorporado distribuído (ou DEEC-Tec, pronunciado deck-tech, para abreviar), estão a chegar e o primeiro protótipo está pronto para ir para o fundo do mar.

A primeira patente da invenção é especifica para aplicações em energia marinha renovável – energia limpa gerada a partir de ondas, correntes e marés oceânicas e fluviais. Mas a DEEC-Tec poderia eventualmente transformar fontes de energia quotidiana, incluindo quase todos os movimentos físicos ou mudanças dinâmicas de forma, em eletricidade ou outras formas de energia utilizável.

Para Blake Boren, engenheiro sénior do National Renewable Energy Laboratory (NREL), dos Estados Unidos, e o principal inventor da patente com Jochem Weber, engenheiro-chefe do programa de energia hídrica do NREL, “a DEEC-Tec pode muito bem ter pernas para entrar em prédios, roupas e estradas, mas vai começar pelo oceano.”

Ilustração de Besiki Kazaishvili, NREL

Comments are closed.