Exoplanet_Comparison_GJ_1214_b

Existem milhões de super-Terras, provavelmente super-habitáveis

Quase todos os dias são descobertos novos exoplanetas (planetas fora do sistema solar). Mas este verão surgiu algo extraordinário, as equipas que trabalhavam no Transiting Exoplanet Survey Satellite, da NASA, encontraram alguns planetas particularmente interessantes orbitando nas zonas habitáveis ​​de suas estrelas.

Um planeta é 30% maior que a Terra e orbita sua estrela em menos de três dias. O outro é 70% maior que a Terra e pode abrigar um oceano profundo. Esses dois exoplanetas são super-Terras (uma super-Terra é qualquer planeta rochoso maior que a Terra e menor que Netuno).

E existem muitas super-Terra. A maioria orbita estrelas anãs frias. Existem centenas de estrelas anãs frias para cada estrela como o Sol, e descobriram-se super-Terras orbitando 40% das anãs frias que observaram. Usando esse número, os astrónomos estimam que existem milhares de milhões de super-Terras em zonas habitáveis ​​onde a água líquida pode existir. E isto, apenas na Via Láctea. 

Com base nas projeções, cerca de um terço de todos os exoplanetas são super-Terras, tornando-os o tipo mais comum de exoplaneta na Via Láctea. O mais próximo fica a apenas seis anos-luz de distância da Terra. 

São muitas e boas. Os cientistas elaboraram uma lista dos atributos que tornam um planeta muito propício à vida. Planetas maiores são mais propensos a serem geologicamente ativos, uma característica que os cientistas pensam que promoveria a evolução biológica. Assim, o planeta mais habitável teria aproximadamente o dobro da massa da Terra e seria entre 20 a 30 por cento maior em volume. Também teria oceanos rasos o suficiente para que a luz estimulasse a vida até o fundo do mar e uma temperatura média de 25 graus Celsius. Teria uma atmosfera mais espessa que a da Terra que atuaria como uma manta isolante. Finalmente, tal planeta orbitaria uma estrela mais velha que o Sol para haver mais tempo para o aparecimento da vida, e teria um forte campo magnético que protegesse contra a radiação cósmica. Os cientistas pensam que esses atributos combinados tornarão um planeta super habitável.

Pelo menos em teoria.

Crédito da foto: Por Aldaron, a.k.a. Aldaron

Comments are closed.